Ir para o conteúdo principal

Inteligência Artificial para Jogos 24/25
A matrícula neste curso é apenas por convite

Explore AI's role in gaming. Learn behavior modeling, pathfinding, adaptive strategies, and more for immersive game experiences.

Português | English

Descrição geral

  • O curso "IA para Jogos" foi projetado para oferecer aos alunos uma compreensão abrangente das técnicas de inteligência artificial e sua aplicação no contexto do desenvolvimento de jogos de computador. Ao longo do curso, os alunos explorarão a interseção entre IA e jogos, concentrando-se em conceitos, metodologias e implementação prática. O curso enfatiza a importância da IA na melhoria da jogabilidade, na criação de experiências imersivas e no desenvolvimento de adversários virtuais inteligentes.
  • Compreender as questões práticas do desenvolvimento de IA para Jogos de Computador, bem como os diferentes aspectos das técnicas aplicadas em Jogos de Computador comerciais.
  • Ser capaz de projetar e construir um sistema de IA para um jogo de computador, independentemente de seu gênero: ação, esportes, estratégia, narrativa, etc.

Público-alvo

Alunos de Mestrado em Ciência da Computação com interesse em Desenvolvimento de Jogos.

Objetivos gerais

  • Reconhecer as diferenças entre a IA tradicional e a aplicação de técnicas de IA no desenvolvimento de Jogos de Computador, onde outros fatores como a jogabilidade são mais importantes do que a inteligência do oponente.
  • Compreender as questões práticas do desenvolvimento de IA para Jogos de Computador, bem como os diferentes aspectos das técnicas aplicadas em Jogos de Computador comerciais.
  • Ser capaz de projetar e construir um sistema de IA para um jogo de computador, independentemente de seu gênero: ação, esportes, estratégia, narrativa, etc.

Conteúdos Abordados

  • Introdução;
  • Movimento Local;
  • Pathfinding;
  • Tomada de Decisão, IA Tática e Estratégica;
  • Aprendizado;
  • Geração de Conteúdo Procedural.

Docente

Pedro A. Santos

Pedro A. Santos

Apaixonado por jogos e videogames desde a infância, agora tem o emprego dos sonhos de ensinar, pesquisar e trabalhar em jogos. É autor do jogo de cartas "Vem aí a Troika", que vendeu mais de 10.000 cópias em todo o mundo, e participou do desenvolvimento de videogames comerciais na Paradox Development Studio, um estúdio de jogos sueco muito conhecido. É co-autor do livro "Design e Desenvolvimento de Jogos". Publicou muitos artigos de pesquisa sobre IA de jogos e orientou dezenas de alunos de mestrado em teses relacionadas com jogos.

Bibliografia recomendada

AI for Games, 3rd Ed, Ian Millington, CRC Press, 2019

Bibliografia opcional

Artificial Intelligence and Games, Yannakakis, Togelius, Springer, 2018

AI Game Programming Wisdom 1,2,3,4, Edt, Steve Rabin, Charles River Media, 2002, 2003, 2006 and 2008

Game AI Pro 1,2,3,4 Edt, Steve Rabin, CRC Press, 2013, 2015, 2017 and 2022

Creative Commons License
Este curso e os seus respetivos conteúdos estão licenciados através da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

About This Course

The "AI for Games" course is designed to provide students with a comprehensive understanding of artificial intelligence techniques and their application in the context of computer game development. Throughout the course, students will explore the intersection of AI and gaming, focusing on concepts, methodologies, and practical implementation. The course emphasizes the significance of AI in enhancing gameplay, creating immersive experiences, and developing intelligent virtual opponents.

Learning objectives

  • Recognize the differences between traditional AI and the application of AI techniques to Computer Game development, where other factors such as gameplay are more important than the intelligence of the opponent.
  • Understand the practical issues of developing AI for Computer Games, as well as the different aspects of techniques applied in commercial Computer Games.
  • Be able to design and construct an AI system for a computer game, regardless of its genre: action, sports, strategy, narrative, etc.

Target

MSc Computer Science Students with interest in Game Development.

Contents

  • Introduction;
  • Local Movement;
  • Pathfinding;
  • Decision Making, Tactical and Strategic AI;
  • Learning;
  • Procedural Content Generation.

Course Staff

Pedro A. Santos

Pedro A. Santos

Passionate about games and videogames since childhood, now has the dream job of teaching, researching and working in games. Is the author of the card game “Vem aí a Troika” which sold more than 10 000 copies worldwide, and participated in the development of commercial videogames at Paradox Development Studio, a well known Swedish game studio. It is the co-author of the book “Design e Desenvolvimento de Jogos”. Has published many research papers on game AI and advised dozens of MSc students in game-related thesis.

Bibliography

AI for Games, 3rd Ed, Ian Millington, CRC Press, 2019

Optional Bibliography

Artificial Intelligence and Games, Yannakakis, Togelius, Springer, 2018

AI Game Programming Wisdom 1,2,3,4, Edt, Steve Rabin, Charles River Media, 2002, 2003, 2006 and 2008

Game AI Pro 1,2,3,4 Edt, Steve Rabin, CRC Press, 2013, 2015, 2017 and 2022

Creative Commons License

The following course and its contents are licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.